Trata-se de uma área com tratamento tributário específico com fins de fomentar e desenvolver a indústria na região Norte, atraindo oportunidades econômicas para essa região.
Nesse sentido, os produtos importados e industrializados em Manaus possuem, em geral, redução ou isenção do imposto de importação e isenção do IPI. Essa forma de tributação não é aplicável à produção de: armas e munições, fumo, bebidas alcoólicas, produtos de perfumaria ou de toucador e cosméticos.
O órgão regulamentador e gestor da Zona Franca de Manaus é a Superintendência da Zona Franca de Manaus, atualmente sob o Ministério da Economia.
Aproveitando-se do tratamento tributário da ZFM para as demais mercadorias, os produtos de informática industrializados em Manaus possuem esse benefício ao serem vendidos nas demais regiões do país.
Em contrapartida, devem seguir os mesmos requisitos da Lei de Informática nacional, nos quais é necessária a portaria de habilitação do PPB publicada pela Suframa para os produtos de informática e o investimento de 5% do faturamento líquido com os produtos com a portaria de habilitação do PPB em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I).
Para a Lei de Informática da Zona Franca de Manaus é necessário também apresentar um Plano de PD&I, que abrigará todo o planejamento e investimento em projetos de PD&I para os próximos dois anos, conforme arts. 14 e 15 da Portaria 9.835/2022 da Suframa.
Faça download gratuito do nosso material exclusivo sobre a Lei de TICs e conheça os principais benefícios para sua empresa.
Copyright © 2025 FI Group. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por AGT Online.
Privacidade | Direitos sobre dados pessoais no âmbito da LGPD